Desfiles no Dia da Independência do Brasil atraem multidões em Santa Catarina
Em Florianópolis, quase 20 mil pessoas assistiram à cerimônia
Os desfiles cívicos do Dia da Independência do Brasil atraíram multidões em boa parte dos municípios catarinenses.Em Florianópolis, 12 escolas públicas e as Forças Armadas participaram do desfile, que lotou as arquibancadas na Passarela Nego Quirido, no Centro da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, quase 20 mil pessoas assistiram à cerimônia. O acesso à passarela ficou congestionado.
Sul
Em Criciúma, cerca de cinco mil pessoas acompanharam o desfile cívico na manhã desta segunda-feira. O dia ensolarado e a temperatura amena contribuíram para que a avenida Gabriel Zanette, no bairro Próspera, recebesse 21 escolas e entidades.
O tema do 7 de Setembro escolhido na cidade foi "Universalização dos Direitos e Deveres Respeitando a Diversidade no Exercício da Cidadania". Bandeirinhas de papel do Brasil e de Criciúma foram distribuídas às crianças.
O 28º Grupo de Artilharia e Campanha começou o desfile às 8h. Já a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) encerrou as comemorações ao meio-dia. Este ano, as bandas marciais deram um show à parte. Criativas, apresentaram coreografias e saíram do repertório musical tradicional, além de terem sido puxadas pelas evoluções, bem elaboradas e coloridas.
Como todos os anos, o grupo do Grito dos Excluídos esteve presente, mas desta vez não aguardou o término no desfile para começar a manifestação.
Sindicatos, pastorais e grupos classistas protestaram contra o aumento da passagem de ônibus, pediram mais qualidade no atendimento de saúde pública e disseram "não" à redução da maioridade penal.
Norte
Em São Francisco do Sul, escolas da cidade e cerca de 80 militares do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville participaram da comemoração da Independência. O município foi uma das poucas da região Norte que não cancelaram o desfile por conta da gripe A.
Serra
Em Lages, o desfile atraiu uma multidão estimada em mais de 20 mil pessoas. A avenida Duque de Caxias, uma das principais da cidade, ficou lotada.
Escolas, cavaleiros e grupos de motociclistas homenagearam a Pátria. As participações que mais chamaram a atenção do público foram as das forças militares, com suas fardas, armas e viaturas.
Ganharam destaque também as manifestações populares, como algumas garotas que circulavam pela avenida com faixas pedindo por justiça e segurança, além de criticarem a impunidade entre os políticos.
Oeste
O desfile cívico em Chapecó foi acelerado por causa da ameaça de chuva na região. Chegou a chover fraco na cidade fazendo com que parte do público fosse buscar proteção nas marquises dos prédios da avenida Getúlio Vargas.
Cerca de três mil pessoas passaram pela avenida, entre instituições de ensino, Bombeiros e Polícia Militar.
As escolas municipais trabalharam o tema "Leia Chapecó", com o objetivo de incentivar a leitura. Foram interpretados personagens da literatura infantil, como a Emília e o Visconde de Sabugosa, criados por Monteiro Lobato. O público foi estimado em oito mil pessoas pela comissão organizadora.
Vale
Em Blumenau, o desfile foi marcado pela presença de aproximadamente 20 mil pessoas, que lotaram a rua XV de Novembro, no Centro da cidade. A Banda do 23º Batalhão de Infantaria abriu e encerrrou o desfile.
As 37 escolas municipais e estaduais vieram representadas pelas fanfarras, que mostraram o motivo de tanto ensaio durante o ano. As forças de segurança, em especial o Corpo de Bombeiros, arrancou aplausos dos espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário