Barra de navegação

31 de mar. de 2010

Enfim feito! Big Bang é recriado no AP





Em setembro de 2008 por causa de superaquecimento o acelerador de particulas foi fechado. Após todo este tempo e mais de 30 milhões de dólares investidos para o concerto da máquina, cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira dia 30/03 às 8h06, no horario de Brasília a colisão entre prótonsPela primeira vez nahistória da humanidade físicos conseguiram recriar o Big Bang em escapa microscópica

“Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos"Comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.

Reportagem






As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.

O primeiro e mais importante passo já foi dado. Por meio de metodos cientificos é possível recriar as condições em que o universo se originou.
Abraço pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão