Matéria do (des)conduta, que Linquei!
Segundo o IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – existem dois jeitos de uma audiência ser medida. A primeira é um aparelho chamado Peoplemeter e a segunda é a mais popular, chamada de Cadernada.
–>Peoplemeter
Substitui o tradicional Caderno, e funciona mais ou menos da seguinte forma:
Aparelhos, chamados Peoplemeter são colocados nas casas, podendo medir os canais de até quatro aparelhos diferentes. Nesse aparelho, as emissoras e sua programação atual são medidas e enviadas ao IBOPE por meio de remessa Real Time (um tipo de protocolo de comunicação em tempo real, com recursos da informática) para São Paulo e Over Night (explicação não encontrada) para os outros locais do país onde o IBOPE tem sede.
A recepção medida por esses aparelhos pode ser VHF, UHF, Cabo, DTH e VCR (desses eu só conheço o VHF, UHF eCabo).
A recepção medida por esses aparelhos pode ser VHF, UHF, Cabo, DTH e VCR (desses eu só conheço o VHF, UHF eCabo).
–> Cadernada
A forma mais tradicional de se medir qualquer índice, a cadernada consiste em pegar um caderno, ou uma folha com campos a serem preenchidos, entregues aos pesquisados, para que eles possam escrever o quê, e por quanto tempoassistiram nos últimos 15 minutos.
Os cadernos são recolhidos mensalmente, e os dados armazenados em um banco de dados localizado na sede doIBOPE.
Formas de remessa:
Coleta em tempo real (Grande São Paulo)
- Transmissão via rádio – Status dos domicílios atualizado a cada minuto
- Processamento e distribuição dos dados de audiências no minuto seguinte à sua aferição
Coleta overnight (demais praças)
- Transmissão via telefone (madrugada)
- Distribuição dos dados de audiência na manhã seguinte
(Em domicílios sem telefone IBOPE instala telefone especial para uso exclusivo de coleta)
–> Amostra
O IBOPE monta uma amostra de audiência com base nos dados do censo demográfico brasileiro feito pelo IBGE e nos estudos socio-demográficos realizados pelo próprio IBOPE. Essa montagem ocorre a partir de estudos estatísticos que permitem selecionar os municípios dividindo-os em setores censitários.
–> Tamanho da amostra e coleta de dados
3,5 mil domicílios são responsáveis pela medição de audiência no país, totalizando cerca de 14mil pessoas, distribuídas em dez massas de agrupamentos regionais, que são as principais metrópoles do país, além de cidades interioranas com grande importância ou massa populacional considerável.
A audiência dessas regiões são acompanhadas pelo Peoplemeter, o aparelho que foi citado acima.
Chegando à central de processamento DataIBOPE, os dados são lidos e, em cerca de 30 minutos o estudo da audiência do dia anterior é publicado para os clientes IBOPE. No caso de São Paulo, onde a transmissão é em tempo real, os dados são apresentados imediatamente, com atraso ou variação de cerca de um minuto.
Então, depois de transmitidos, os dados são armazenados em um banco de dados para futuras comparações com outros períodos, permitindo assim que se monte um gráfico personalizado para cada cliente.
–> Controle de Qualidade
O IBOPE prima por qualidade. Desde os aparelhos, sua manutenção e instalação, até uma central de relacionamentos para responder dúvidas dos domicílios respondentes às pesquisas.
Essas mesmas pesquisas são comparadas com gráficos e históricos para verificar a ausência (ou não) de fraude de qualquer espécie. A rotatividade nessas pesquisas também é um parâmetro extremamente necessário, por causa disso, o IBOPE mantém uma rotatividade de cerca de quatro anos para cada domicílio respondente, e todo ano, uma parte dessa amostra é trocada.
Os endereços das casas respondentes, como de se imaginar, são mantidos em absoluto sigilo, principalmente para evitar que ocorram alterações ou fraude de qualquer natureza.
–> Pesquisa Especial
Além das dez praças regulares onde o IBOPE realiza as pesquisas de audiência, o estudo também é realizado em mais de 100 outras praças espalhadas pelo país conforme solicitação dos clientes.
Na pesquisa especial, além dos 17 targets nas 11 regiões pesquisadas, são disponibilizados mensalmente dados de 24targets , definidos por idade, sexo e ocupação, que ampliam as possibilidades de análise.
São realizadas até quatro ondas conforme a demanda do mercado. Para tal, trimestralmente é divulgado um cronograma com as pesquisas disponíveis para compra e as que já estão previstas.
Os dados da pesquisa especial podem ser enviados por e-mail ou disquete, possibilitando assim geração de análises por parte da própria agência.
São realizadas até quatro ondas conforme a demanda do mercado. Para tal, trimestralmente é divulgado um cronograma com as pesquisas disponíveis para compra e as que já estão previstas.
Os dados da pesquisa especial podem ser enviados por e-mail ou disquete, possibilitando assim geração de análises por parte da própria agência.
Ou, muito boa essa Penca, faz um tempão que eu tava querendo sabe isso e não lembrava de pesquisa! e como eu imaginava é parecido com a medição das eleições!!
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