Barra de navegação

10 de nov. de 2009

10 fatos sobre a Google - Curiosidades sobre a empresa



O blog Neatorama fez uma lista com 10 fatos sobre a empresa Google. Fatos estes que respondem algumas perguntas feitas por nós, como: quantos servidores a Google possui? Além disto, há curiosidades sobre a Google, como o primeiro cachorro que entrou na empresa e o grande prejuízo de 110 milhões de dólares por ano, que a Google tem por manter um botão em sua página inicial.

1. Antes do Google, o BackRub

Em 1996, os estudantes Larry Page e Sergey Brin, trabalharam em um projeto de pesquisa para compreender a estrutura de links da web. Eles estavam particularmente interessados em determinar a importância de uma determinada página da web com base em seus backlinks, ou quantas outras páginas da web 'linkam' este site. Isto mais mais tarde tornou-se o conceito por trás do PageRank do Google).

O projeto foi nomeado BackRub (sim, uma brincadeira com a palavra backlink). O logo também não era dos mais criativos, uma mão escaneada com um fundo escuro e letras em vermelho.


2. O primeiro servidor da Google

Larry e Sergey necessitavam de grande quantidade de espaço em disco para testar sua ferramenta que estudava os backlinks, algo complexo, mas os maiores discos rígidos disponíveis na época, tinham a capacidade máxima de armazenar apenas 4 GB. Assim eles montaram uma CPU com 10 discos de 4 GB.

E como estrutura para este CPU que foi criado, Larry utilizou os famosos blocos de LEGO. Por isto o primeiro servidor da Google era tão colorido e geek.



3. O primeiro a investir na empresa Google

Andy Bechtolsheim, o co-fundador da Sun Microsystem, sabia que a Google era algo que cresceria quando ele viu. Depois de conversar com Larry e Sergey sobre o Google por 30 minutos, ele puxou sua carteira e escreveu um cheque de 100.000 dólares, feita para a Google Inc. O problema era, Google Inc., não existia ainda. A propósito, o 'Sol' em Sun Microsystem significa Stanford University Network.




4. A garagem da Google

Em 1998, Susan Wojcicki, alugou sua garagem para dois estudantes de Stanford - você sabe quem eles são - cobrando 1.700 dólares por mês para ajudar com a hipoteca da casa. Um simples aluguel de garagem acabou por ser uma decisão de mudança na vida de Susan - que hoje possui um cargo executivo na empresa Google, alem, de ter introduzido na empresa o futuro marido de sua irmã Anne.

Em 2006, a Google comprou a casa que havia se tornado uma atração turística (os ônibus cheios de pessoas que apareciam para tirar fotos eram tão irritante que o Google decidiu não publicar o endereço, embora, ironicamente, você ainda pode ver a casa pelo Google Map.)


5. O primeiro cão da Google

Apesar de os gatos 'mandarem' na internet, os cães é que mandam na Google. Em 1999, uma cão da raça Leonberger, nomeado de Yoshka, veio trabalhar com o primeiro vice-presidente de Engenharia da Google, Urs Hölzle, e se tornou o primeiro 'dog gloogler'.

A raça de cães Leonbergers, são cães grandes com juba 'lionesqua'. Eles são, contudo, inútil como cães de guarda, porque são muito, mas muito carinhosos e mansos.


6. Quantos servidores a Google têm?

Boa pergunta. Ninguém sabe de fora da empresa, e a Google não fala nada sobre o assunto. A empresa é famosa por manter em segredo assuntos que tratam de seus centros de dados. Ninguém ainda sabe ao certo quantos centros de dados a empresa têm.

Por exemplo, The Dalles, ou, Googleville data center, que fica no pequeno condado de Washington localizado no estado de Oregon. O condado é envolvido por um grande segredo:

"Ninguém diz uma palavra com 'G'," disse Diane Sherwood, moradora do condado. "É um pouco como Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado em Harry Potter."

Recentemente, o Googler Fellow Jeff Dean deu uma entrevista reveladora sobre grandes sistemas de computação em que ele discutiu detalhes técnicos de armazenamento de um novo sistema de cálculo chamado Spanner, que é projetado para até 10 milhões de servidores.


7. O buscador 'verde'

Todo o hardware, usa uma certa quantidade de eletricidade. O Googleville, centro de dados da Google, usa cerca de 103 mega watts de eletricidade, segundo possíveis cálculos. O suficiente para abastecer 82.000 casas. Mas quanta energia se utiliza quando você executa uma pesquisa no Google?

Calcula-se que utiliza-se cerca de 1 kJ (kWh 0,0003) de energia para responder à uma consulta. O mecanismo da Google é tão eficiente que o seu computador provavelmente vai usar mais energia se comparado ao tempo que leva para fazer uma pesquisa no Google.

Para compensar seu consumo de eletricidade, a Google ainda adquire 1,6 mW em eletricidade com painéis solares instalados nos telhados do Googleplex. Um total de 9.212 painéis solares que geram 4.475 kWh por dia, o equivalente a quantidade de eletricidade usada por 1.000 casas na Califórnia.


8. A bicicleta do Google Street View


 

Tenho certeza de que estamos todos familiarizados com o Google Street View e com os famosos carros que tiram fotos das ruas, mas nem todos os lugares são acessíveis aos carros. A 'Bicicleta Street View' começou como um projeto criado por Daniel Ratner, um engenheiro mecânico sênior na equipe do Street View:

"Eu comecei a pensar sobre a construção de uma bicicleta depois de perceber quantos lugares interessantes ao redor do mundo - desde os marcos históricos aos distritos de compras - que não são acessíveis por carro", diz Daniel.


9. O botão 'Eu estou com sorte' faz a Google perder 110 milhões de dólares por ano

O botão 'Eu estou com sorte', na página inicial do Google, leva você diretamente para o primeiro resultado da pesquisa. Com isto, é ignorado a própria página de resultados da busca, onde também são mostrados aos usuários os anúncios. O botão custa cerca de 110 milhões de dólares em prejuízo por ano a empresa.

Por que mantê-lo? A vice presidente dos sistemas de busca e experiencias do usuario, Marisa Mayer, disse:

"Você sabe como é a visão de Larry e Sergey, e eu certamente concordo, que o objetivo das empresas é ganhar dinheiro. E você sabe que eu acho que é realmente agradável a Google manter o botão 'Eu estou com sorte', o que mostra que as pessoas da Google possuem personalidade."


10. Exclamação

Em 1998, o logo do Google tinha um ponto de exclamação. Assim como o Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão