Barra de navegação

12 de out. de 2009

A física acabando com a graça dos super heróis …

Rs … Muitos de nós gostam de quadrinhos, desenhos e filmes de super heróis e já passamos pelo menos alguns minutos de nossas vidas sonhando com os poderes e as vantagens que teriamos se fôssemos super heróis … Mas sempre teremos algo que nós tira de nossas brisas e nos traz de volta a nossa dura e cruel realidade: A FÍSICA …. Ela consegue nos mostrar como o universo dos super heróis está distante da nossa realidade …. Continue lendo o post para as provas e evidências disso …


Tocha Humana
image O irreverente membro do quarteto fántastico Johny Storm foi atingido por altas doses de radiação cósmica e desenvolveu o poder de deixar seu corpo em chamas, atirar fogo e voar mas como a física vê isso ???
-Para gerar energia lançando chamas de acordo com a termodinâmica Johny teria de gerar cerca de 940 milhões de joules a sua “chama” a uma temperatura de 5000ºC. Pra isso ele precisaria de 225,6 calorias alimentares ou 2256 hambúrgueres…
-Os aminoácidos, blocos de construção da vida como a conhecemos, não quebram a temperaturas acima de 100ºF. O mistério é como o DNA de Johny aguenta essas temperaturas .
-O corpo humano é constituído de 70% a 75% água … Como essa água toda ficaria no corpo de Johny sem evaporar ???
Homem de Ferro
image
Um magnata podre de rico que decide construir uma armadura altamente tecnológica para combater o crime. Sem poderes e com muito dinheiro ele põe seu plano em ação e saí por aí com a armadura descendo o couro em vilões … Mas como a física vê isso ???
-O que ele utiliza de combustível ??? Afinal seria necessário um combustível a nível da NASA para manter seu voô por alguns minutos … Além disso onde ele mantém o combustível com a armadura daquele tamanho ???
-Sua armadura é feita de Metal Maleável … Mas Metal Maleável não pode ser a prova de balas pois acabaria se rasgando …
Magneto
image
Grande vilão dos X-Men, Magneto tem o poder se criar campos magnéticos extremamente fortes … Mas como a fisíca vê isso ???
-Assim, vamos supor que seu interior é um grande circuito elétrico solenóide (bobina). A energia magnética armazenada em um solenóide é dada por: U = ½ (u0 n2AL) I2…Onde U é a energia, u0 é uma constante igual a 4*3,14159265359 x 10-7 N/A2, n é o número de bobinas no solenóide, A é a área transversal, do solenóide, L é o comprimento do solenóide, e I é a atual geração do campo magnético. Vamos supor que Magneto seja internamente composto por um solenóide de 1000 voltas, com uma área transversal, de 0.01m² e tem cerca de 2m de comprimento. Agora supondo que ele use esse tipo de energia para levantar um automóvel 1.000 kg a 10 metros do chão, aumentando o seu potencial energético num montante U = mgh = (1000 kg) (10m/s²) (10m) = 100000J… Associando este valor à primeira equação, vemos que querendo conservar a energia no seu campo magnético, Magneto deve gerar uma corrente de cerca de 2900 Amperes. E isso pode não ser tão bom para seu coração – supondo que ele tenha um….
-Além disso Magneto não poderia direcionar um campo magnético afim de pegar apenas um objeto metálico sem que outros diversos objetos metálicos fossem atraídos também …
Hulk
image
Enquanto o Tocha Humana foi bombardeado por radiação cósmica, Bruce Banner sofreu exposição a radiação eletromagnética que ao ficar com raiva o tranformava no Hulk uma poderosa criatura verde … Mas como a física vê isso ???
-No mundo dos super heróis a exposição a radiação sempre concede aos individuos mutações que consequentemente concedem aos mesmos habilidades sobre humanas … Mas na vida real a exposição a radiação normalmente gera a destruição de células de modo grave e debilitante, seguido de morte…
-Hulk apresenta um resistência física irreal podendo sobreviver no espaço, a altíssimas ou baixíssimas temperaturas, no fundo do Oceano, a explosões nucleares, e mesmo ao efeito Super-Nova. (Mais de 1.000.000.000 de graus Celsius.) Mas como ???
Tempestade
image
Uma mutante da trupe dos X-Men capaz de controlar o tempo gerando raios, trovões e etc … Mas como a física vê isso ???
-Como o Tocha Humana o dilema é a energia… A energia liberada em um raio é cerca de 500 milhões de joules, o que é equivalente a 120,000 calorias alimentares, ou seja, 1200 hambúrgueres. Para produzir um único raio, Tempestade teria de comer, pelo menos, 60 vezes a dose diária recomendada para um adulto do sexo feminino.
-Tempestade também pode gerar água em grotescas quantidades mas de onde vem a água ??? Ou ela tem algum reservatório escondido ou a água saí do corpo … Mas se a água sair do corpo dela a coitada vai morrer de desidratação …
Homem Aranha
image
Peter Parker fotógrafo do Clarim Diário que em um passeio de escola acaba sendo picado por uma aranha genéticamente modificada e adquire poderes de um aracnídeo … Mas como a física vê isso ???
-O fato de as habilidades de uma aranha serem transmitidas através de uma picada é algo totalmente improvável até mesmo aos olhos de quem não conhece física … Se fosse o caso de que qualquer animal geneticamente modificado transferisse habilidades ao ser humano através de uma uma mordida, ao ser mordido pela ovelha dolly eu me transformaria no homem ovelha ??? rs
Super Homem
image
Eu deixei o melhor por último o ingênuo Clark Kent do planeta Krypton veio para terra em uma cápsula devido a explosão so seu planeta … Na Terra é acolhido por fazendeiros e durante a infância descobre seus poderes …. Já crescido se muda para a cidade grande onde decide combater o crime … Mas como a física vê isso ???
-Dentre os diversos poderes do Super Homem ele pode voar mas de acordo com a Segunda Lei de Newton, deve haver alguma força ascendente em vigor, a fim de equilibrar a força de seu peso para baixo. Expressas matematicamente: F – mg = ma = 0.  Mas o que causa essa força ascendente ?
-Super Homem é a prova de balas tendo apenas uma roupa colada ao corpo… E que se dane a física ….
-O Super Homem enxerga através das coisas com sua visão de raio-x mas pra que isso acontecesse seria necessário uma placa fotográfica no lado oposto do objeto a ser observado.
-O infeliz pode sobreviver no espaço … Pra isso seriam necessários tanques de oxigênio para respiração … Além disso por estar no vácuo sem nenhuma roupa especial simplesmente explodiria …

O universo dos super heróis é algo totalmente desvencilhado da física e da realidade … E por mais que não sejam reais eles habitam nossa imaginação constantemente nos permitindo muitas vezes fugir da nossa realidade do dia-a-dia pensando como seria ter super poderes … Se bem que essa idéia pode não ser tão boa assim….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão