Barra de navegação

7 de nov de 2010

Teste se você é daltônico

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
O distúrbio, que era desconhecido até o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem aoquímico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre mais frequentemente entre os homens (no caso das mulheres, será necessário que os dois cromossomas X contenham o gene anômalo).


Quem alguma vez já assistiu "A pequena Miss Sunshine" deve saber o quão terrivel pode ser o daltonismo. No filme o irmão da garota que treinou anos para se alistar a aeronáutica descobre por um acaso que é -adivinhem- daltônico.
Tá isso não é nem de longe a parte central da história, mas o que eu quero dizer é que ser daltônico não deve ser nada bom e que mesmo assim muitas pessoas são e nem sabem
É por isso que eu trago aqui um pequeno teste para vocês saberem se são daltônicos ou não.
O teste foi tirado da revista Superinteressante Edição Especial - As Melhores Ilusões de Ótica do Mundo (que por sinal eu aconselho todos a comprarem) e é formado por quatro placas que compõe originalmente o Teste de Ishihara desenvolvido pelo oftamologista Shinobu Ishihara.




Nessas duas placas inicias temos primeiramente um numero doze, que todos podem ver (até daltônicos) pois é uma placa que serve apenas como base, e em seguida o numero 74. Caso você não  enxergue um 21 é por que você faz parte de um grupo de daltônicos conhecidos como daltônicos para o par verde-vermelho, caso não veja nada você é um chamado daltônico total.


Nesse segundo par de placas acontece o seguinte:
Pessoas normais e daltônicos totais não conseguem perceber nada nessa primeira placa, mais daltônicos para verde-vermelho conseguem distinguir um 5.
Nessa segunda placa pessoas normais podem ver um 6 enquanto que pessoas com algum tipo de daltonismo não consegue distinguir nada.

Caso o teste tenha apontado algum grau de daltonismo em você aconselho que procure um oftamologista para dar o diagnóstico e ver o que pode ser feito.

Fontes:
Superinteressante Edição Especial - As Melhores Ilusões de Ótica do Mundo
Wikipédia: Daltonismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão