Barra de navegação

23 de mai. de 2010

Cyberbulling é crime!

Aqueles que Foram atingidos pelo BAFÃO P.A, Leia todo o texto, tomem uma atitude!




É vida real!
Acho que tem muita gente jogando farmville  e the sims e esquece que a internet é feita (em sua maior parte) por pessoas, que tem endereço, telefone, CPF, família…
Por isso temos que ficar ciente que,  o que se faz na internet pode ser rastreado e descoberto. É isso que garante o Ministério Publico, com quem estive em reunião no ultimo dia  19 de abril.
Cyberbullying é o bullying realizado através da internet. Bullying, pra quem não sabe, é um termo em inglês para o ato de ridicularizar, difamar e/ou agredir uma pessoa perante a sociedade.
A internet ajudou a disseminar essa prática, porque passa a falsa impressão de anonimato. As pessoas que praticam esses atos fazem uso de avatares e falsos perfis para não assumir as conseqüências de seus atos. Veja esse vídeo que explica o que é cyberbullying
Esse tipo de agressão é papel jogado ao vento, pode durar anos e é dificílimo de se controlar.
Ações para por fim nessas histórias já começaram a ser tomadas.
Regras de responsabilidade civil para provedores e usuários estão sendo criadas através do Marco Civil regulamentário da Internet que está em discussão. Participe dê sua opinião e faça uma internet melhor.
Mas por enquanto fique sabendo que:
Se a pessoa que fizer o cyberbullying tiver entre 12 e 18 anos (adolescente) pode ser responsabilizado e enquadrado como ato infracional.
 O bullying e o cyberbullying já são considerados crimes pela legislação brasileira. Quando cometido por menores de idade, a pena é transferida para os pais ou responsáveis legais pela criança.
  Vamos falar da rede de Relacionamentos mais popular do Brasil. O Orkut.
Desde 2007 o sigilo do Orkut foi quebrado pela justiça federal, então, se algum engraçadinho fizer alguma pagina que contenha, pedofilia, racismo, nazismo, calúnia, difamação e por aí vai, o Google, detentora do Orkut, tem que tirar do ar a pagina que comete o crime em até 15 dias, ou  pelo menos te dar a resposta. Caso ela não cumpra esse prazo, você pode denunciá-lo ao ministério publico. O endereço éhttp://www.denunciar.org.br/ .
Mas e se a pessoa colocou alguma informação caluniosa contra você e quando ficou sabendo que vc tava P… da vida, tirou do ar? Como acabei de falar, qualquer dado que ficar na internet por mais de 15 minutos podem render anos de dor de cabeça, graças ao Ctrl+C e Ctrl=V.
Nesse caso, você pode gravar e imprimir a página caluniosa e levar até um cartório para autenticação. A pessoa do cartório tem que entrar no site em questão na hora e autenticar a peça. Claro, que a pagina tem que está no ar no momento que vc for ao cartório. E esse papel autenticado vale como prova legal.
“ Ah! Mas o cartório não quis fazer”
Ministério Publico nele!!
Então fique esperto e siga as dicas da Safernet:
  • Não envie nem repasse mensagens que agridam outras pessoas. Ao repassá-las, você também está agredindo;
  • Não responda e grave todas as mensagens e/ou imagens;
  • Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e redes de relacionamento;
  • Seja sempre educado no que fizer pela Internet, cuidado com o que escreve e com as imagens que divulga;
  • Se algum conhecido está sendo vítima, encoraje-o a denunciar e ajude-o;
  • Muitos jovens já foram obrigados a pagar multas por terem ofendido colegas ou professores na Internet;
  • O futuro da Internet depende do que fazemos com ela hoje. Ao usar a Internet para agredir e humilhar alguém, estimulamos novas leis de controle e proibição;
Para manter a Internet livre e aberta amanhã, precisamos usá-la com respeito e ética hoje. Mais dicas e orientações em www.safernet.org.br
PS.: Fica essa dica Pra todos aqueles que estão se sentindo prejudicados pelo perfil BAFÃO P.A, e queira tomar alguma atitude.


Créditos reclamados, é Créditos postados:
Texto da Patrícia, do Blog DE REPENTE MÃE

Um comentário:

  1. Olá,
    Meu nome é Patricia e sou autora do texto acima. Por favor, coloquem a fonte.

    abços.
    www.derepentemae.com.br

    ResponderExcluir

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão