Com o surgimento da internet muitas coisas mudaram para a vida do músico. Além da força para a divulgação do seu trabalho, neste post gostaria de falar da ajuda prática .

Você é um músico do início da década de 90. O rádio e a TV, naquele momento, influenciam, e muito, no seu repertório e gosto musical da galera. Se você gostasse de uma música que tocou na rádio da padaria, por exemplo, ou você esperava o locutor falar o nome da música, ou então perguntava em qual estação está sintonizado o rádio, e corria pra casa para tentar ouvir novamente e pegar o nome da música e artista. Aí você tinha 3 opções:

- Ia pra loja mais próxima e comprava o LP ou CD ou Fita.
- Ligava pra turma da banda e via quem tinha o tal disco.
- (a melhor!!!) Tirava aquela fita k7 velha de guerra da gaveta e no momento certo apertava REC e PLAY… pronto você tinha mais uma música gravada em cima da outra mas… Alguns inconvenientes como: o locutor soltava algum comentário no meio daquele solo que você iria se “matar” pra tirar; Propaganda da emissora no meio da música “Numseikê FM a sua rádio”, ou então “comiam” o final da música que de 5 min. foi pra 3min. ( caso da música One do Metallica que nunca tocavam até o fim).

- Seu celular identifica a música sozinho quando você aproxima da caixa ou cantarola o refrão e já oferece a opções de compra da faixa.
- Ou se não tem um celular tão “hightech” chega em casa e vai para os sites: Midomi ou Shazam para descobrir o nome da música e o artista.
- Você baixa de graça no P2P ou Torrent ou Site de sua preferência ou um amigo passa via MSN.
Com a música (ou parte dela) nas mãos, para aprender a tocar e cantar eram mais 3 caminhos:

- Ia na banca procurar a revista com as cifras (sempre com alguns erros) dentre as milhares com cifras do Raul Seixas e Legião Urbana.
- Tirava a harmonia e solo na raça porque afinal você já era um músico sinistro e algumas horas indo e voltando as músicas não iriam lhe fazer mal (ou nem ia demorar isso tudo). A letra ( se for estrangeira) sabendo o idioma tudo bem …senão… embromation.

- Pede pro seu professor de violão lhe passar tudo numa folha de caderno. Quanto à letra seu amigo poliglota escreve pra você.

- Mais de 200 sites de cifras e tablatura pra você escolher.
- Programas que “ensinam” você a tocar a música em diferentes velocidades.
- Vários vídeos no Youtube ensinando o passo-a-passo da música .
Nenhum comentário:
Postar um comentário