Barra de navegação

3 de set. de 2009

Google Ocean pode ter encontrado Atlântida




Segundo o jornal britânico, a imagem produzida pela ferramenta que vasculha os oceanos pode ser da cidade lendária.
A primeira imagem foi retirada diretamente do Google Ocean, a segunda foi modificada por computação gráfica para destacar as linhas no fundo do oceano

De acordo com reportagem do tablóide britânico The Sun, o software Google Ocean pode ter encontrado vestígios da cidade perdida de Atlântida.
As imagens foram capturadas num local próximo às Ilhas Canárias, a quase mil quilômetros da costa da África.
Foi nessa região que o filósofo grego Platão sugeriu que ficava a lendária civilização. Atlântida teria submergido há 12 mil anos, por conta de terremotos.


Charles Orser, da Universidade do Estado de Nova York, estudioso da história de Atlântida, chamou a descoberta de "fascinante".
Para Orser, mesmo que a formação encontrada pelo software seja natural, ela "definitivamente merece uma análise mais detalhada". A formação é um retângulo cruzado por linhas que lembram o mapa de uma cidade.
Lançado no começo do ano (Fevereiro), o Google Ocean é uma nova ferramenta do gigante da internet Google, e permite que os usuários façam viagens virtuais em três dimensões pelo fundo do oceano. O Ocean acrescenta-se aos já conhecidos Google Earth e Google Sky.
O Google se apressou em esclarecer que o seu programa captou plantas deixadas por navios enquanto recolhem dados para elaborar um mapa do fundo oceânico.
"O que os usuários estão vendo são objetos do processo de coleta de dados", explicou uma porta-voz da companhia, segundo a agência britânica "Press Association". "Dados são coletados de barcos, usando uma sonda para cálculo da extensão do chão marítimo. As linhas são reflexos de partes da sonda, mas mesmo assim iremos averiguar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos indicamos...

Related Posts with Thumbnails

Tabela do Brasileirão

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão